sexta-feira, 5 de maio de 2023

Zonas Balneares Oficiais do Pico — 2023

Piscina do Cais do Pico

A Portaria n.º 35/2023, de 27 de abril, procedeu à identificação das Zonas Balneares Oficiais dos Açores para 2023. Para o caso da ilha do Pico, as 26 zonas identificadas são:

São Roque do Pico
Lajes do Pico
Madalena

Estas zonas têm como época balnear o período compreendido entre o início de junho e o final de setembro. Por outro lado, as zonas balneares da ilha montanha têm reconhecida qualidade superior, tal como comprovam os galardões Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e ZERO poluição atribuídos a várias destas zonas balneares ao longo dos anos.

Face a 2022, é de salientar a inclusão de uma nova zona balnear oficial no que respeita à ilha montanha; por outro lado, o Pico mantém-se como a ilha dos Açores com mais zonas balneares oficiais — de realçar igualmente que quase um terço (30%) de todas as zonas balneares oficiais do arquipélago açoriano (88) situam-se na ilha montanha.

Mais informações sobre as águas balneares açorianas podem ser encontradas no portal da Direção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos. Adicionalmente, alguns dados sobre a qualidade da água nestas zonas balneares (e em todas as outras de Portugal) podem ser encontrados no site do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos [http://snirh.pt/].

Por fim, a melhor forma de averiguar a qualidade destas zonas balneares oficiais do Pico, bem como das restantes (mais de meia centena) zonas de banhos da ilha montanha, é mesmo usufruir das mesmas.

Haja saúde!

Piscina do Cais


Poças de São Roque


Furna de Santo António


Arcos


Caisinho


Poça Branca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!