sexta-feira, 11 de maio de 2018

Maio ainda nem vai a meio... mas o Pico já começa a esgotar!


De entre todas as rotas aéreas interilhas nos Açores, assume uma importância acrescida a ligação entre Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, e uma qualquer outra ilha açoriana, ora vejamos:
  • A ilha de São Miguel, por ser a dos Açores que tem mais população (e a maior em área, inclusivamente é a maior ilha de todo o território português), tem naturalmente mais ligações aéreas não só para o exterior da Região (Continente, Madeira, Canárias, Cabo Verde, Europa, Estados Unidos da América e Canadá) mas também para as restantes ilhas açorianas. Mais ainda, a esmagadora maioria das viagens low-cost entre o Continente e os Açores é efetuada para esta ilha;
  • Assim, uma boa ligação aérea ao Aeroporto João Paulo II, considerando qualquer outra ilha açoriana que não São Miguel, é sinónimo de um passageiro poder alcançar facilmente um vasto leque de destinos nacionais e internacionais saindo da sua ilha, ao mesmo tempo que também significa que turistas e emigrantes podem chegar rapidamente às ilhas mais pequenas.
Por outras palavras, quando não existe forma de chegar, por via aérea, de São Miguel ao restante arquipélago, essas outras ilhas ficam, de certa forma, bastante mais isoladas. E este não é um fenómeno raro, antes pelo contrário: durante a "época alta" do turismo, costuma ser habitual haver vários destes dias de "isolamento" — neste aspeto, a ilha do Pico é uma verdadeira recordista, pois este destino é aquele que, nos últimos anos, tem esgotado mais rapidamente nos Açores.

Mas, e já agora, como estão as ligações aéreas interilhas entre São Miguel e as restantes ilhas nesta "época intermédia"? Por exemplo, para a semana de 13 a 19 de maio deste ano de 2018, em quantos dias se consegue partir de São Miguel e chegar a outra ilha açoriana (quer seja voo direto ou com escalas)? Pois bem, fazendo uma simulação no website da Azores Airlines, os resultados são os seguintes [cópias das simulações em anexo, as quais foram efetuadas em 10 de maio de 2018]:

Semana de 13 a 19 de maio de 2018 — partida de São Miguel
Ilha N.º dias
com ligação de
São Miguel
N.º dias
por semana
com voos
Dias de "isolamento"
devido a voos esgotados
Corvo 0 3 3
Flores 3 7 4
Faial 3 7 4
Pico 1 7 6
São Jorge 2 7 5
Graciosa 3 7 4
Terceira 3 7 4
Santa Maria 4 7 3

As conclusões a tirar são muito interessantes: embora o Corvo possa ser considerada a ilha mais "isolada" de São Miguel (pois nos três dias em que tem voos com o exterior, não é possível chegar da maior à mais pequena ilha açoriana em nenhum deles), o Pico volta a assumir a liderança no "número de dias de isolamento devido a voos esgotados"!

Dito de outra forma, a ilha montanha volta a bater o ser próprio recorde, pois se antes era o primeiro destino a esgotar na "época alta" e no Natal, agora maio ainda nem vai a meio, mas o Pico já começa a esgotar! Alguns dirão que é conjuntural, outros dirão que pode ser um sinal de que a "época alta" está a alargar, etc.

Uma coisa é certa, pois os números não enganam: o Pico está na moda!

Haja saúde!

Post scriptum: No dia seguinte à publicação deste post, a Azores Airlines reajustou a sua programação de forma a minimizar a impossibilidade de se chegar ao Pico durante a semana em questão — link para mais informações.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!