segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Vinho licoroso 'Czar' de 2009 — edição premium em garrafa de cristal


A colheita de 2009 do vinho licoroso 'Czar', produzido na ilha do Pico, deu origem a um produto histórico: numa das barricas surgiu um vinho totalmente natural com uma graduação de 20,1% graus álcool.

Assim, pelo facto de este vinho não ser aguardentado, está-se perante um fenómeno da natureza único em todo o mundo, pois não existiam até agora registos de vinhos que tivessem atingido semelhante graduação de forma totalmente natural.

Para celebrar esta unicidade, foi lançada uma edição especial de 75 garrafas de cristal da Vista Alegre, com gravações douradas feitas à mão.

O 'Czar' entra assim para o muito restrito lote de vinhos portugueses que teve direito a uma garrafa premium, situação que normalmente só ocorria com muitos poucos vinhos do Porto com mais de cem anos.

Com Denominação de Origem Protegida (DOP) "Pico", o vinho licoroso 'Czar' é produzido na única vinha açoriana classificada como pertencendo à elite das "Vinhas Velhas de Portugal", a qual também é um sítio classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

É sabido que os czares da Rússia apreciavam muito o vinho licoroso do Pico, tendo estes enviado propositadamente barcos à ilha montanha para ir buscar este vinho, não só para degustação mas também para receitas médicas. Hoje já não existem czares, mas esta edição premium do 'Czar' é a prova viva do porquê da demanda da corte russa, para além de comprovar como a vinha da ilha do Pico é uma autêntica fonte de inspiração para todas as pessoas: num local onde praticamente só existia pedra, o Homem do Pico foi capaz de não só tirar dali o seu sustento, mas também criar um produto de qualidade mundial, isto tudo em harmonia com a natureza!

Haja saúde!

Contactos — Vinho 'Czar': verdelhoczar@yahoo.com | www.czarwine.pt


1 comentário:

  1. http://1641kmopiniao.blogspot.pt/2017/07/czar-coloca-o-pico-nos-picos-do-mundo.html?m=1

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!