quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Submarino alemão da II Guerra Mundial encontrado a sul do Pico


Os destroços do U-581, um submarino alemão da II Guerra Mundial, foram encontrados a sul da ilha do Pico, a 870 metros de profundidade, e formam atualmente um autêntico recife de corais de águas frias.

Esta descoberta foi efetuada por uma equipa de investigadores da Fundação Rebikoff-Niggeler, sendo que no dia 2 de fevereiro de 2017 fez exatamente 75 anos que este submarino naufragou em frente à costa sul da ilha montanha, após ter sido perseguido e atacado pelo navio "HMS Westcott", um destroyer inglês que se encontrava no Faial.

O sítio dos destroços de U-581 representa uma oportunidade científica para se poder estudar a formação de um recife de corais de águas frias, sendo que a data exata do afundamento e, consequentemente, a idade máxima dos organismos que colonizaram o naufrágio são conhecidos.

Haja saúde!

Post scriptum: Reportagem National Geographic | Entrevista a sobrevivente do U-581

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!