O meu nome é Ivo Sousa e sou o investigador natural da ilha do Pico que recentemente lhe enviou uma carta aberta sobre distâncias na ilha do Pico. Espero que já tenha tido a oportunidade de ler a referida carta pois, tendo por base o trabalho que aí apresentei, decidi fazer um novo estudo sobre ligações marítimas no Triângulo.
As ilhas do Pico, São Jorge e Faial formam o chamado Triângulo, expoente máximo da sensação de arquipélago na Região Autónoma dos Açores: ilhas com paisagens e culturas diferentes mas que se avistam entre si todos os dias e que são ligadas diariamente por via marítima. Aliás, se as ligações marítimas são como pontes que contribuem para a coesão social, económica e territorial da região (tal como referido no Plano Integrado dos Transportes dos Açores – PIT), é no Triângulo que o transporte marítimo de passageiros atinge o seu auge: segundo dados do PIT, em 2013 o número de passageiros por porto de origem no Triângulo representou 88% (409.600) do total dos Açores (463.434).
Como é do seu conhecimento por certo, a grande maioria do transporte marítimo de passageiros no Triângulo é efectuada pela Transmaçor. Esta empresa iniciou ontem (dia 1 de Outubro) o horário de Inverno, o qual prevê, a partir de Novembro, uma alteração nas ligações Pico - São Jorge face ao horário anterior que, do meu ponto de vista, não beneficia nem os picarotos nem os jorgenses. Para justificar a minha perspectiva, recorri de novo aos números para fazer um estudo sobre o tempo de viagem entre o Pico e São Jorge. Decidi partilhar este estudo consigo pois sua Excelência lidera o Governo Regional dos Açores, o qual detém a maioria do capital social da Transmaçor (88,37%), tendo portanto influência directa nas decisões tomadas por esta empresa.
Segundo o horário em vigor da Linha Verde da Transmaçor, a partir do mês de Novembro prevê-se que, às Quartas e Quintas-feiras, as viagens da Linha Verde (que liga Faial – Pico – São Jorge) passem pelo porto da Madalena, ao invés do porto de São Roque do Pico. Para além do facto de quem fica nauseado com o balançar de barcos preferir que a viagem de mar seja o mais curta possível, outra desvantagem que surge logo à partida é que, pelo facto de não ser utilizado o mesmo porto no Pico durante toda a semana, a logística dos habitantes, das empresas e dos turistas (tanto no Pico como em São Jorge) deixa de ter uma referência fixa ao longo da semana. Por exemplo:
- Se para uns dias o planeamento tem que ser feito para um porto, caso haja uma alteração do dia de viagem (devido ao mau tempo ou a outro factor) pode significar ter de refazer todo o plano devido à alteração de porto.
- Um habitante da ilha montanha que decida ir na Quinta-feira a São Jorge e regressar na Sexta-feira pode deixar a sua viatura na Madalena na ida, mas quando ele regressar estará a mais de 20 km do veículo.
A primeira conclusão muito interessante que se pode extrair da tabela é que para todas as freguesias da ilha do Pico é mais rápido chegar à vila de Velas via o porto de São Roque do Pico do que via o porto da Madalena. Fazendo as médias ponderadas dos tempos de viagem (ou seja, somar os produtos entre os tempos de viagem e a população de cada freguesia e dividir pelo número total de habitantes), verifica-se que viajar de uma freguesia do Pico para São Jorge via o porto da Madalena demora, em média, mais 31 minutos do que via o porto de São Roque do Pico.
Outra estatística interessante de analisar é o tempo máximo que um habitante da ilha do Pico (ou uma mercadoria) necessita para chegar a São Jorge. Se for via o porto da Madalena, o tempo de viagem total pode chegar a 2h21, enquanto se for via o porto de São Roque do Pico pode chegar a 1h31, ou seja, menos 50 minutos.
Finalmente, analise-se a percentagem da população do Pico que demora 1h30 ou mais para chegar à vila de Velas: se a viagem se realizar via o porto da Madalena, 72% das pessoas demoram 1h30 ou mais, enquanto apenas 5% das pessoas (e das mercadorias) demoram essa quantidade de tempo se realizarem a viagem via o porto de São Roque do Pico.
Espero que este estudo lhe seja útil para clarificar como funciona a dinâmica das ligações marítimas no Triângulo, nomeadamente entre a ilha do Pico e a ilha de São Jorge, e que seja tido em conta nas decisões que sua Excelência e o seu elenco governativo têm que tomar. Sei que estas decisões são bastante complexas e que muitas vezes têm de ter em consideração a poupança de fundos, por isso nada melhor do que seguir a máxima popular “tempo é dinheiro”!
(ver também:
- Carta aberta aos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito ao Transporte Marítimo de Passageiros e Infraestruturas Portuárias sobre as ligações marítimas entre a ilhas do Pico e de São Jorge
- Carta aberta ao Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores sobre distâncias na ilha do Pico
- Carta aberta ao Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores sobre ligações aéreas entre os Açores e Lisboa
- Carta aberta ao Senhor Secretário Regional da Saúde sobre o serviço de saúde na ilha do Pico)
Haja saúde!
Post scriptum: Esta carta aberta, à semelhança da anterior, foi enviada para os correios electrónicos do Governo Regional dos Açores e da Presidência do Governo Regional, bem como via formulário electrónico de contacto do Governo Regional, sendo estes os contactos que estão disponíveis na página oficial do Governo Regional dos Açores. Adicionalmente, esta carta aberta foi publicada na edição n.º 545 do 'Jornal do Pico', de 10 de Outubro.
Ora bem Ivo, mais uma vez demonstras as tuas qualidades e espero que o Sr. Presidente do Governo Regional tire um pouco de tempo para ler as tuas cartas informativas para seu proprio uso e continuo dizendo se ele tem as qualidades que demonstrou o mes de Agosto quando o vi pessoalmente na California, deveria oferecer-te uma posicao no Governo pois seria importante ter gente qualificada como tu. Mais um belissimo trabalho para ser aproveitado gratuitamente pelo Governo Regional.
ResponderEliminarContinuo a aguardar a resposta do nosso Presidente...
Haja saude,
Ze' Duarte
Muito obrigado!
EliminarUm grande abraço!
Ligações Pico S.Jorge.
ResponderEliminarApesar do investimento para a regularização do transporte, aqui está como se transformar essa regularidade num verdadeiro PIT (Plano Irregular de Trasnportes)...
Obrigado pelo comentário.
EliminarHaja saúde!
Ora cá está apresentado de forma simples e percetível por todos sem exceção. E parafraseando o autor na evocação de uma das máximas conhecidas por todos "tempo é dinheiro", dinheiro que é um bem escasso... Espero de facto que o estudo seja aproveitado neste particular dos transportes marítimos, mas que seja entendido por quem nos governa que para outras decisões se adote este tipo de ferramenta. Parabéns pelo conteúdo e pelo interesse demonstrado pela ilha. Abraço César V.
ResponderEliminarObrigado pelo comentário.
EliminarHaja saúde!