sexta-feira, 27 de abril de 2018

Os Açores: ilhas selvagens da Europa

Nas profundezas do Atlântico, novas ilhas se formam, muito lentamente, ao lado dos antigos picos dos Açores. Algumas destas ilhas emergentes agora quase alcançam a superfície. Mas como a selva encontrou o seu caminho até às rochas inóspitas, muito antes da chegada dos humanos? A resposta está nos pássaros. Espécies da Europa e da América chegaram aqui carregando sementes. Eles são, de certa forma, os fundadores das ilhas. E as criaturas mais comuns nos Açores são aranhas! Em torno deles, seguindo as correntes, os gigantes do mar se reúnem para desfrutar da festa do plâncton microscópico que estas ilhas lhes servem.
Esta é a sinopse de um magnífico documentário sobre os Açores, o qual foi feito para a National Geographic Wild [vídeo em anexo]. Nele são apresentadas imagens deslumbrantes da vida animal no arquipélago açoriano, sendo que é feita uma menção especial à vinha da ilha do Pico (a qual é património mundial pela UNESCO), pois este tipo de cultura picarota está em perfeita harmonia com a natureza.

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!