segunda-feira, 26 de março de 2018

Edifícios licenciados nos Açores em 2017


De entre os vários dados divulgados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores, o número de edifícios licenciados permite analisar não só como vai a construção no arquipélago açoriano, mas também a dinâmica existente em cada ilha.

No todo regional, em 2017 foram licenciados 648 edifícios, o que correspondeu a um crescimento de 10,6% face a 2016 (mais 62 edifícios licenciados). Analisando por ilha, em São Miguel foi onde se registou o maior número de edifícios licenciados (331 — 51% do total), seguindo-se o Pico (129 — 20% do total) e depois a Terceira (82 — 13% do total).


Torna-se também interessante comparar estes dados estatísticos com a população de cada ilha, de forma a inferir que ilhas apresentam uma dinâmica de crescimento no que toca a novas construções. Para o efeito, apresenta-se de seguida, e no mesmo gráfico, as percentagens, por ilha, de edifícios licenciados e de população.


Como é possível comprovar, o Pico destaca-se claramente por apresentar uma dinâmica de construção muito maior em relação ao que seria expectável — a ilha montanha regista a maior diferença entre a percentagem de edifícios licenciados e a respetiva população (14 pontos percentuais). Outra forma de tornar evidente esta fantástica dinâmica observada no Pico é notar o seguinte: na ilha montanha reside cerca de 6% da população dos Açores, mas nesta ilha existiram mais edifícios licenciados do que os registados na Terceira e no Faial juntos, ilhas onde somadas residem 29% das pessoas na Região!

Resumindo, os números não enganam: o Pico está na moda!

Haja saúde!

Post scriptum: Esta análise foi igualmente publicada na edição n.º 41.534 do 'Diário dos Açores', de 30 de março de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!