domingo, 31 de dezembro de 2017

Balanço do ano de 2017


Cumprindo com uma prática que se iniciou no ano de fundação do blog "Cais do Pico", em 2014, e que foi mantida em 2015 e 2016, permitam-me que faça um balanço do que passou por este blog neste ano que agora termina, atendendo aos 271 posts aqui publicados durante 2017.

Quero, nestas primeiras palavras, agradecer a todo o universo de leitores deste blog, pois algo escrito só faz sentido se houver quem o queira ler. Sinto que escrever sobre um pouco de tudo relacionado com a ilha montanha, sendo dado destaque à zona do Cais do Pico, à vila e ao concelho de São Roque do Pico, é tempo, esforço e dedicação bem empregues, porque o retorno é fantástico: sejam comentários neste blog, mensagens para o seu e-mail (mail@caisdopico.pt) ou abordagem pessoal, várias foram as pessoas que tiveram palavras muito simpáticas para comigo devido ao blog.

Contudo, não poderia deixar de destacar o Voto de Louvor que recebi da Assembleia Municipal de São Roque do Pico, o qual muito me honrou e sensibilizou. De igual forma, foi com emoção e muita alegria que registei outro momento onde o noticiador se tornou na notícia, mais concretamente através do destaque dado ao blog "Cais do Pico" no jornal 'Açoriano Oriental'.

Por outro lado, houve outras situações que também que me sensibilizaram e que, ao mesmo tempo, relembram-me constantemente a responsabilidade de manter atualizada a informação aqui disponibilizada, sobretudo no que se refere aos separadores "Barcos", "Aviões" e "Autocarros". A título de exemplo, recebi mensagens de outras ilhas dos Açores, do Continente e até de Itália a perguntar sobre várias informações relacionadas com as melhores formas de comprar bilhetes de barco ou de avião, locais de paragens dos autocarros, como se fazia para alugar carro, bicicletas, tendas, etc. Além disso, não esqueço o agradecimento que um jovem picaroto me fez, quando me contou que fora a uma festa em São Jorge e que "se não fosse o blog e os seus horários atualizados, eu teria ficado atrás aquando do regresso ao Pico".

Também achei muito curiosa uma história que me foi relatada por uma amiga minha do Continente: estava ela em Braga, a falar com um familiar, quando a conversa passa pelos Açores e o familiar lhe diz "Sabias que há uma pessoa que tem um blog só sobre o Pico?" Realmente, pode parecer um tanto ou quanto impossível escrever regularmente só sobre uma ilha no meio do Atlântico, a qual tem menos de 15 mil habitantes, recorrendo para isso apenas ao tempo livre e tendo em consideração que passo grande parte do ano fisicamente ausente da ilha montanha... Pois bem, foi um desafio que decidi enfrentar e que até ao momento está a superar todas as expectativas, incluindo aquelas que achava serem impossíveis de alcançar! Fazendo uma análise estatística ao blog, no início de 2017 foi atingida a marca simbólica das 500.000 visualizações, sendo que atualmente já foram superadas as 900 mil visitas! Por outro lado, em meados do ano foi escrito o 1000.º post, o qual representa uma prova clara da regularidade de publicação de informação ao longo dos quatro anos de existência deste blog. Mas o momento mais marcante do ano, e igualmente inesperado, foi quando o blog "Cais do Pico" entrou na lista dos 100 blogs mais lidos de Portugal, sendo inclusivamente líder na sua categoria — Cidade / Local! Para mim, este foi um momento de enorme alegria e, simultaneamente, de comoção, pois escrever sobre um dos locais menos populosos de Portugal, dos mais remotos do país, e mesmo assim ter imensas visualizações no contexto nacional demonstrou-me que, por vezes, algo só é pequeno na nossa imaginação e não na prática!

É igualmente justo reconhecer que todas estas marcas também se devem a todos aqueles que deram a conhecer este blog, mais concretamente a outros blogs que incluem o "Cais do Pico" na sua lista de blogs, a quem passou a palavra de boca em boca dos posts aqui publicados e a quem partilhou os mesmos no Facebook e noutras redes sociais, sendo que a todas estas pessoas renovo o meu agradecimento pela divulgação efetuada.

Em termos de acesso à informação, o blog não registou alterações durante o ano de 2017, excetuando a adição de alguma publicidade, de forma a cobrir os custos associados ao uso de um domínio registado: o link de acesso continua simples de memorizar — caisdopico.pt — é possível fazer um gosto na página de Facebook associada (a qual já conta com mais de 1.200 gostos), bastando para isso procurar por @blogcaisdopico, e ainda pode se registar um e-mail e receber automaticamente uma mensagem sempre que existir um novo post (consultem a barra lateral direita deste blog para aderir ou o final da página, consoante estejam a visualizar num computador ou num telemóvel, respetivamente).

Permitam-me agora que evidencie algum do trabalho desenvolvido no blog "Cais do Pico" mas que é menos visível. Tal como anteriormente referido, nos separadores "Barcos", "Aviões" e "Autocarros" tento manter atualizado ao máximo os horários dos navios de passageiros, aviões e autocarros que servem regularmente a ilha do Pico, respetivamente (muitas vezes incluindo alterações aos horários anunciadas apenas na véspera). Os restantes separadores, "Informações úteis" e "Sabia que...", foram também atualizados ao longo de 2017 — renovo aqui o meu desafio aos leitores deste blog para que visitem este último separador e verifiquem se já tinham conhecimento de todos os factos curiosos sobre a ilha do Pico lá descritos.

Outro trabalho igualmente menos visível, mas que desempenho com a missão de mostrar que a afirmação "aqui não se passa nada" não é de todo verdadeira, prende-se com o facto de tentar manter atualizada a mini agenda "Acontece por aí", onde na parte superior da barra lateral direita deste blog (ou em baixo, na versão para telemóvel) estão os links para alguns eventos que estão acontecendo ou que vão acontecer nas redondezas. Em paralelo, graças a esse trabalho de pesquisa constante, foi também possível ir colecionando vários links para fotografias e vídeos de eventos já passados (desde 2014 até ao presente), os quais estão reunidos num só local deste blog, mais concretamente através da "Máquina do Tempo — São Roque do Pico", de forma a que todas estas recordações fiquem mais facilmente acessíveis a toda a comunidade e para memória futura.

Tomando agora a liberdade de destacar algumas das publicações efetuadas durante o quarto "ano de vida" do blog "Cais do Pico", houve um conjunto alargado de posts que terminaram com uma frase comum (para além do habitual "Haja saúde!") e que traduziram aquilo que se sente na ilha montanha: "o Pico está na moda!" Foram inúmeros os indicadores estatísticos que mostraram que a ilha do Pico está em franco crescimento na área do turismo, desde o museu mais visitado dos Açores, as dormidas que se registaram, os números recordes diário e total de subida à montanha, o grande afluxo à Gruta das Torres, a elevada procura em sites internacional de reserva, enfim, a ilha montanha recebeu tantos turistas que até chegaram a esgotar temporariamente algumas das suas atrações! Mas não só no turismo o Pico mostrou a sua pujança; foi nesta ilha que se registou o segundo maior número de edifícios licenciados no arquipélago, bem como foi a terceira ilha onde se descarregou mais pescado. Aliás, o turismo e a economia da ilha montanha está de tal forma a crescer que não só o Pico integra uma lista dos 26 melhores destinos mundiais a visitar em 2018 e existem figuras públicas que querem ter uma casa no Pico, bem como até empresários de outras ilhas submeterem um projeto para um grande novo hotel na zona da paisagem protegida da cultura da vinha, projeto esse que também foi alvo de um parecer feito neste blog.

Em todo o caso, e à semelhança de anos anteriores, houve um tema que mereceu um amplo destaque aqui: o Aeroporto da ilha do Pico e o movimento aéreo que serve a ilha montanha. No ano do 35.º aniversário da infraestrutura aeroportuária que serve o Pico, as estatísticas mostraram uma liderança regional no início do ano, um decréscimo ao longo do primeiro trimestre e uma inexplicável (à primeira vista) última posição a meio de 2017. No entanto, uma análise mais cuidadosa revelou uma outra realidade: as taxas de ocupação dos aviões têm vindo a subir, os voos para o Pico são os primeiros a esgotar nos Açores, quer no verão, quer na época natalícia, e as viagens são mais caras quando comparadas com destinos vizinhos. Mais, foi provado que o crescimento negativo registado não se deveu a voos vazios, mas sim à falta de ligações, pois inclusivamente foi atingido o resultado paradoxal de voos com taxas de ocupação de 100% e um decréscimo nos passageiros transportados!

Também foram efetuados estudos de fundo sobre como os aeroportos do "Triângulo" servem o conjunto das três ilhas — onde ficou provado que o aeroporto do Pico é a infraestrutura que consegue maximizar o benefício para todas estas três ilhas — e sobre a importância da ligação Lisboa-Pico-Lisboa no contexto do "Triângulo" — ligação esta que está sujeita a obrigações de serviço público que se têm revelado completamente subdimensionadas face à realidade observada na ilha montanha.

No entanto, o evento mais marcante do ano relacionado com o Aeroporto da ilha do Pico foi a oficialização da petição "Pelo aumento das condições de operacionalidade do Aeroporto da ilha do Pico" — em julho, a petição "levantou voo" rumo ao parlamento açoriano com uma "montanha de apoio", traduzida de forma simbólica em 2351 assinaturas (tantas quantas a altura do ponto mais alto de Portugal, o nosso Pico!), sendo que, em novembro, a petição foi debatida em sede da Comissão de Economia. Entendo que esta iniciativa não foi apenas uma mera formalidade, mas sim marcou para sempre o dia em que as pessoas se uniram em defesa de melhoramentos na infraestrutura aeroportuária do Pico; além disso, e como primeiro subscritor da mesma, nunca esquecerei o enorme apoio das pessoas que a assinaram e a união pública demonstrada — incluindo as vertentes empresarial e política — gestos que a mim, bem como aos meus amigos primeiros subscritores, fizeram sentir que não estamos sós na defesa desta causa, mas sim que representamos um conjunto alargado e muito coeso de cidadãos!

O Porto do Cais do Pico e o seu movimento também não foram esquecidos. Apesar de terem surgido alguns sinais de que algo talvez estava a mudar, desde atracagens invertidas até ajustes de horários de forma a que a Atlânticoline não cancelasse escalas em São Roque do Pico (!!!), a verdade é que, no final do ano, tudo voltou "à normalidade": esta infraestrutura portuária, o maior porto comercial da ilha montanha, voltou a ficar com a sua rampa ro-ro inoperacional devido à substituição de cabeços de amarração, o que implicou a supressão de várias escalas da Atlânticoline, pese embora a substituição de cabeços só tenha efetivamente começado mais de 15 dias depois do cancelamento das primeiras viagens... Pois bem, foi assim reativado neste blog um contador de quanto tempo já passou desde que a rampa ro-ro do Porto do Cais do Pico voltou a ficar inoperacional para os navios 'Gilberto Mariano' e 'Mestre Simão', ambos da Atlânticoline; note-se que a inoperacionalidade da rampa não é razão para inviabilizar as escalas em São Roque do Pico das viagens de passageiros (apenas invalida o embarque/desembarque de viaturas), se bem que as pessoas continuam a questionar as razões para a Atlânticoline cancelar tanto nesta vila nortenha da ilha montanha, sobretudo em dias onde até operaram outros navios no mesmo porto durante largas horas...

Aproximando-me do final deste balanço anual, quero ainda mencionar alguns posts relacionados com o património e a história da ilha montanha, nomeadamente como nasceu a "Fábrica da Baleia" de São Roque do Pico, os motivos na calçada do Cais do Pico, algumas estatísticas de como era o Pico há cerca de 200 anos e um mapa da ilha montanha com quase 450 anos. Quero também realçar outros posts que destacaram a internacionalização da divulgação do nosso património, mais concretamente a publicidade à paisagem da cultura da vinha da ilha do Pico feita no passaporte português e a chamarrita à moda do Pico que chegou a integrar um casamento americano. No meio do extenso rol de publicações, houve ainda tempo para algumas de índole mais humorística, como "O Despacito do D. Dinis" e "O portão mais filosófico do mundo".

Mesmo antes de terminar, gostaria de voltar a partilhar uma das fotos originais aqui apresentadas durante 2017 (uma espécie de "imagem do ano", tal como foi feito em balanços anteriores): uma fotografia tirada pela altura do pôr do sol, onde, em harmonia com a montanha, também o céu sobre o Cais do Pico, na vila de São Roque do Pico, assumiu umas fantásticas cores no final da tarde da Quinta-feira Santa de 2017 [imagem em anexo].

Finalmente, e concluindo este longo post, quero desejar a todos um Feliz Ano Novo de 2018, com muita saúde e boa disposição!

Haja saúde!

4 comentários:

  1. Parabéns Ivo! Que 2018 te traga mais uma carrada de entusiasmo e dedicação à nossa Ilha! Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Votos de um excelente 2018 e continuação do bom trabalho e luta pela nossa terra!

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado, Bruno!
    Votos de um fantástico 2018!
    Haja saúde!

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!