quarta-feira, 12 de julho de 2017

Transporte aéreo nos Açores — análise ao primeiro semestre de 2017


O Serviço Regional de Estatística dos Açores divulgou recentemente os dados relativos ao transporte aéreo que permitem fazer uma análise ao primeiro semestre de 2017. As estatísticas mostram que continua a haver um crescimento dos passageiros aéreos de e para todas as ilhas açorianas, o qual atingiu 19,0% como valor médio.


Analisando com mais detalhe, verifica-se que apenas a ilha de São Miguel regista um crescimento acima da média regional. Por outras palavras, existe um claro desequilíbrio face ao restante arquipélago, o que pode ser resultado de uma maior procura deste destino em relação às restantes ilhas e/ou devido ao uso do respetivo aeroporto como principal porta de entrada dos Açores (sobretudo atendendo aos voos internacionais e low cost).

Por outro lado, a ilha do Pico é a que regista o menor crescimento percentual no mesmo período homólogo face a 2016. Notando mais uma vez que todas a ilhas crescem em termos de passageiros aéreos, a questão que se põe é: porque cresce a ilha montanha menos do que as outras, quando no ano passado foi a que registou o maior crescimento a nível Açores? A resposta mais imediata seria afirmar que o destino Pico está a atingir um ponto de saturação, que a procura está a crescer mas a um ritmo mais lento. Contudo, esta saturação pode ser artificial, como se demonstra de seguida.

A ilha montanha tem registado nos últimos tempos um número recorde de voos esgotados — situação comprovada por uma análise já apresentada neste blog, onde se mostrou que quase metade dos dias (45%) com voos totalmente esgotados nos Açores foram registados na ilha do Pico, gerando assim um novo tipo de "isolamento". Adicionalmente, se for calculada a ocupação média por voo (soma dos passageiros no voo de ida e no voo de regresso), verifica-se que, no primeiro semestre de 2017, os voos para a ilha montanha registaram a terceira ocupação média mais elevada no arquipélago (111 passageiros), apenas superada pela Terceira (117) e São Miguel (185) — ilhas onde conseguem operar aviões com capacidade para mais passageiros do que no caso do Pico.


Em suma, os aviões que servem o Pico ou estão quase cheios ou então estão mesmo esgotados, o que significa que para haver um maior crescimento de passageiros aéreos para este destino, só se houver mais voos para a ilha montanha!

Haja saúde!

Post scriptum: Em anexo encontra-se um artigo, da autoria de Luís Paulo Ferreira, que demonstra bem a dificuldade em chegar à ilha do Pico neste verão de 2017.

Post scriptum (2): Dois dias depois desta publicação, a SATA anunciou um reforço de ligações aéreas com a ilha montanha neste verão de 2017.

2 comentários:

  1. Parabens Ivo,

    Mais uma excelente análise aos números do aeroporto do Pico.
    Deixo aqui uma análise que elaborei numa tentativa de perceber algumas das razões que levam os números a ser tão díspares face ao ano anterior.

    http://1641kmopiniao.blogspot.pt/2017/07/aeroporto-do-pico-pico-recomenda-se.html?spref=fb&m=1

    Um abraço,
    Alvaro Lopes

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, Álvaro, pelo comentário!
    Haja saúde!

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!