sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Guia de Turismo dos Açores de 1996


Em fevereiro de 1996 foi editado, pela Empresa de Publicidade e Comércio dos Açores e Madeira, Lda, um Guia de Turismo dos Açores. Passados 21 anos, é muito interessante observar como era então divulgado o Pico, em particular, e os Açores, em geral, nesta edição cuja fotografia da capa curiosamente foi tirada no Cais do Pico, vila de São Roque do Pico.

Este guia de turismo contém 80 páginas e está dividido em duas partes: uma sobre o arquipélago açoriano no seu todo e outra sobre as especificidades de cada ilha. Relativamente à primeira, é apresentada a geografia dos Açores, o seu clima, informações sobre a população, geomorfologia, flora e fauna, história das ilhas, bem como quais são as principais festividades, artes populares e cozinha tradicional — cópia desta parte do guia encontra-se no final deste post.

Sobre o roteiro de cada ilha, apresenta-se de seguida a parte relativa à ilha montanha — embora a descrição do Pico não tenha mudado muito ao longo do tempo, salta logo à vista a publicidade da altura: não são só os números de telefone que são diferentes, mas alguns dos empreendimentos de então já não existem atualmente...

Esta também é uma forma de recordar o passado e de viajar no tempo, tudo isto (quem diria) graças ao um guia de turismo!

Haja saúde!

Roteiro da ilha do Pico
(sugere-se que se clique nas imagens para as ver em tamanho maior)








Parte relativa ao arquipélago no seu todo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!