sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Como chegar ao Pico partindo de Lisboa (e vice-versa) durante o Inverno IATA 2016/2017

Descobrir a melhor forma de chegar à ilha do Pico partindo de Lisboa, sem pernoita intermédia e utilizando apenas o transporte aéreo, pode ser uma tarefa árdua, sendo que o mesmo se aplica ao percurso inverso: as combinações entre companhias são várias e nem sempre é possível perceber facilmente se dá ou não para apanhar ligações low-cost.

Por esta razão, e sob a supervisão de Luís Ferreira, os administradores do grupo de Facebook "Aeroporto do Pico" elaboraram um conjunto de ficheiros que contêm as diversas alternativas de como chegar ao Pico partindo de Lisboa, ou vice-versa, no mesmo dia e só por via aérea durante o Inverno IATA 2016/2017. Estas alternativas estão disponíveis através dos seguintes links:

 30 de outubro de 2016 a 25 de março de 2017 
Lisboa -> PicoPico -> Lisboa

As alternativas apresentadas devem ser sempre confirmadas no respetivo site de cada companhia aérea ou numa agência de viagens, uma vez que podem ocorrer alterações pontuais nos horários.

Outras informações úteis:

Recorde-se ainda que os horários dos aviões que servem a ilha do Pico de forma regular encontram-se disponíveis no separador "Aviões" deste blog.

Haja saúde!

4 comentários:

  1. Very Useful! Thanks to all authors!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Estou a pensar visitar o Pico no próximo verão. Podes ajudar-me a encontrar a companhia mais barata? Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Encontrar um bom preço de viagem de avião Continente - Açores depende de vários factores e não apenas da companhia aérea.

    Em primeiro lugar, há que ter em conta se vai ser necessário transportar bagagem de porão, o que está incluído na tarifa das companhias de bandeira (Azores Airlines e TAP) mas implica acrescentar alguns euros às tarifas praticadas pelas companhia aéreas low cost (Ryanair e Easy Jet).

    Depois, e para o caso concreto do Pico, há que comparar várias formas de chegar a esta ilha (assumindo partida em Lisboa):
    - Simulação no site Azores Airlines ou TAP com partida Lisboa e chegada Pico;
    - Simulação no site Azores Airlines ou TAP com partida Lisboa e chegada Horta + barco para o Pico;
    - Simulação no site Azores Airlines ou TAP com partida Lisboa e chegada São Jorge + barco para o Pico;
    - Simulação no site Ryanair com partida Lisboa e chegada Ponta Delgada + encaminhamento gratuito para o Pico (ou Horta+barco ou São Jorge+barco);
    - Simulação no site Ryanair com partida Lisboa e chegada Terceira + encaminhamento gratuito para o Pico (ou Horta+barco ou São Jorge+barco);
    - Simulação no site Easy Jet com partida Lisboa e chegada Ponta Delgada + encaminhamento gratuito para o Pico (ou Horta+barco ou São Jorge+barco).
    De recordar que as simulações no site Azores Airlines ou TAP já indicam as várias formas de chegar com encaminhamentos, não sendo preciso tratar desse assunto. No caso da Ryanair ou Easy Jet, o passageiro é que tem de pedir o encaminhamento - regras aqui: http://www.caisdopico.pt/2015/03/regras-dos-encaminhamentos-de-aviao.html

    Como sugestão final, o melhor é indo fazendo simulações dos preços ao longo do tempo (2x por semana, por exemplo) e se o preço estiver sempre igual, então esperar mais um pouco antes de comprar. Assim, percebe-se quando o preço sobe um pouco (indicação de que se deve comprar, pois vai subir ainda mais) ou então se o preço baixou devido a alguma promoção (também uma boa indicação de compra).

    Resumindo, uma viagem barata pode ser um tiro de sorte, mas cabe ao passageiro ir procurando regularmente essa sorte com simulações de preços!

    Haja saúde!

    ResponderEliminar
  4. Olá Ivo,
    Obrigada pela tua resposta. Sabes, foi uma pessoa da minha família que me informou acerca do teu blog: a Ana Maria Dinis Pimentel, acho que foi tua professora.

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!