sexta-feira, 11 de novembro de 2016

As "feridas" no Porto do Cais do Pico deixadas pelas mais de 90 mil toneladas de pedra

Terminou recentemente o transporte de pedra da ilha montanha para a empreitada de prolongamento do porto de Velas, uma operação que nos últimos quatro meses transportou um total de cerca de 92 mil toneladas de basalto entre as ilhas do Pico (São Roque do Pico) e de São Jorge (Velas).

Foram mais de 150 viagens que permitiram que esta enorme quantidade de pedra fosse carregada várias vezes ao dia no Porto do Cais do Pico e descarregada diretamente no mar da baía de Velas. Contudo, e apesar de o Porto do Cais do Pico já ter sido batizado como "um porto do outro mundo", as mais de 90 mil toneladas de pedra deixaram "feridas" no porto picoense, tal como as imagens em anexo comprovam.

Olhando para toda esta operação logística por outro prisma, não deixa de ser contraditório o que aconteceu:
  • Supostamente, o Porto do Cais do Pico não pode ser mais prolongado, isto porque é muito profundo e seria extremamente dispendioso efetuar tal empreitada;
  • Passaram toneladas e toneladas de pedra junto ao molhe deste mesmo porto, mostrando que não é de todo impossível fazer chegar esta matéria-prima ao local ideal para a expansão de um qualquer porto;
  • Se, a partir da ponta da doca, foi possível carregar estas toneladas de pedra num navio de carga e transportá-las para outra ilha a 20 km de distância, em viagens por vezes tri-diárias, com certeza seria ainda mais económico fazer deslocar as pedras para distâncias da ordem das dezenas de metros;
  • Por fim, ao invés de se melhorar as condições de operacionalidade do Porto do Cais do Pico, de forma a reduzir os constrangimentos e a "agitação marítima" na zona de atracagem, os quais provocam inúmeros cancelamentos no transporte marítimo de passageiros, esta infraestrutura portuária é que acabou ficando danificada!

Haja saúde!



2 comentários:

  1. Crazy!
    So, now that there are no more stones being "taken" from Pico, does that mean Picorotos and other taxpayers can use the pier for fishing again, like they have ever since it was built and to which they have a historical RIGHT?

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  2. Agradeço a denúncia da situação clamorosa em que ficou o porto comercial do Pico.Oxala a empresa construtora reponha e normaliza, rapidamente o piso. Cabe à portos dos Açores essa tarefa. Será que o vai fazer? Hum...

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