segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Aeroporto do Pico supera os 100 mil passageiros pela primeira vez


O ano de 2016 está a ser histórico no que toca aos passageiros aéreos de e para a ilha do Pico. Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores relativos ao transporte aéreo, e à semelhança dos dados conhecidos para o movimento de passageiros aéreos (desembarcados e embarcados) em meses anteriores, no passado mês de outubro per se, bem como desde janeiro até outubro (e comparando com os respetivos períodos homólogos do ano passado), a ilha do Pico não só voltou a crescer acima da média regional, como mais uma vez obteve o maior crescimento percentual a nível Açores!


Analisando o movimento de passageiros aéreos nos aeroportos açorianos apenas em outubro, atrás da ilha montanha (51,1%) mas acima da média regional (26,0%) ficaram Terceira (34,9%) e Faial (30,9%). Considerando agora todo o tempo já decorrido em 2016, apenas duas ilhas superaram a média regional (21,6%): Pico (38,7%) e Terceira (24,7%). Nota ainda para o facto de todas as ilhas açorianas continuarem a registar um crescimento no que toca ao movimento dos passageiros aéreos face ao que ocorreu em 2015.

Mas a ilha do Pico e o seu aeroporto estão também de parabéns por outro motivo: pela primeira vez na história deste aeroporto foi superada a marca dos 100 mil passageiros aéreos num só ano (e o ano ainda não acabou)! Este é um marco histórico que já se antevia, dada a evolução registada nos últimos anos no aeroporto da ilha montanha.


Comparando os dados deste ano (incompleto) de 2016 face ao registado em (todo ano de) 2003, o movimento de passageiros aéreos quase que triplicou (191,7%), com um aumento absoluto de 73.997 passageiros. Aliás, e considerando o todo regional, este é o maior aumento em termos percentuais e o terceiro maior crescimento em termos absolutos (apenas atrás de São Miguel e Terceira).


Em suma, esta análise estatística permite comprovar o que todas as pessoas que estão ou visitam a ilha montanha sentem: "o Pico está na moda"!

Haja saúde!

2 comentários:

  1. Hmm... to me the questions are:
    Why would we want this???
    and:
    How do we get it back down to normal?

    Hopefully the increase in tourist rental tax to 35% next year might help to raise rental prices and reduce the disruptive influx!

    ResponderEliminar
  2. Pois é.....Pena que só agora o Pico esteja na "moda"....até porque há ilhas que estão na "moda" há bem mais tempo...
    Haja saúde!

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!