domingo, 11 de setembro de 2016

Aeroporto do Pico continua a registar estatísticas impressionantes em 2016


Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores relativos ao transporte aéreo, a ilha do Pico continua a crescer acima da média regional: só no passado mês de agosto, em termos de movimento de passageiros aéreos (desembarcados e embarcados), o Aeroporto da ilha do Pico movimentou mais 31,7% passageiros do que no período homólogo de 2015.

Este crescimento de passageiros aéreos vem reforçar a tendência que já tinha sido verificada aquando da análise dos dados estatísticos de julho passado: deste o início do ano até agora, a ilha do Pico registou, no todo regional, o maior crescimento percentual em termos de movimento de passageiros aéreos, mais concretamente 37,9%.


De todos os voos que operaram no Aeroporto da ilha do Pico em agosto de 2016, 109 foram relativos a viagens interilhas, 14 voos ligaram o Pico a Lisboa e existiram 5 ligações aéreas internacionais, mais concretamente com Amesterdão. Traduzindo estes voos em quantidade de passageiros aéreos, as ligações interilhas serviram mais de três quartos de todos os passageiros que desembarcaram/embarcaram na ilha do Pico (76%), sendo que mais de um quinto do total chegou/partiu através dos voos com Lisboa (22%) e apenas 2% dos passageiros utilizaram a rota que liga o Pico a Amesterdão.


Analisando agora o número médio de passageiros por voo interilhas, não só para a ilha do Pico mas também para as restantes ilhas dos Açores, verifica-se que as estatísticas continuam a revelar, tal como em julho passado, um dado muito curioso: considerando o todo regional em agosto de 2016, a ilha do Pico registou o maior número de passageiros por voo interilhas — 68 pessoas. Como os aviões que servem as rotas interilhas do Pico, os Bombardier Q200 e Q400, transportam 37 ou 80 passageiros, respetivamente, a partir da média registada pode-se inferir que estes voos estiveram praticamente sempre lotados.


Também é interessante analisar o número médio de passageiros por voo territorial, isto é, entre os Açores e o Continente, novamente não só para o Pico mas também para as restantes gateways açorianas. As estatísticas revelam vários dados curiosos: em primeiro lugar, os voos territoriais que serviram a ilha montanha registaram uma média de 149 passageiros a bordo, média esta que apenas foi superada nos voos que serviram a ilha de São Miguel (170); em segundo lugar, e recordando que a gateway do Pico apenas tem voos territoriais com Lisboa (à semelhança do Faial e de Santa Maria), bem como que as aeronaves que serviram o Pico nesta rota, os Airbus A320, podem transportar no máximo 165 passageiros, estes voos territoriais com a ilha montanha tiveram uma taxa de ocupação média na ordem dos 90%.


Em suma, a ilha do Pico não só continua a registar um crescimento impressionante no que toca aos passageiros aéreos, bem como os aviões andam cheios. Adicionalmente, e comparando com a restante realidade açoriana, não só o crescimento observado na ilha montanha é o maior dos Açores, como também os voos que servem a ilha do Pico podem ser considerados como dos mais rentáveis da Região.

Estas estatísticas mostram a pertinência da petição pública pelo aumento das condições de operacionalidade do Aeroporto da ilha do Pico. Por outro lado, se é verdade que as estatísticas "valem o que valem", também é verdade que elas continuam a comprovar que a ilha do Pico está a efetuar uma transição de "ilha do futuro" para "ilha da moda"!

Haja saúde!

2 comentários:

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!