sexta-feira, 13 de maio de 2016

Movimento no porto do Cais do Pico e no aeroporto da ilha montanha (12 de maio de 2016)

Apresentam-se de seguida algumas fotografias do dia de ontem (12 de maio de 2016), da autoria de Rui Miranda e de Vasco Paulos, relativas ao movimento no porto comercial do Cais do Pico, situado na vila de São Roque do Pico, e no aeroporto da ilha montanha.

Logo bem cedo, cerca das 8h30 de manhã, o navio de passageiros "Express Santorini" efetuou a respetiva escala da Linha Amarela da Atlânticoline. É de salientar que a partir de hoje (sexta-feira, 13 de maio) este navio de maior porte deixa de ter o exclusivo da utilização da rampa ro-ro do porto do Cais do Pico, ou seja, os navios que operam na Linha Verde ("Gilberto Mariano" e "Mestre Simão") passam de novo a fazer uso da rampa de popa (o que também permite o retomar do embarque/desembarque de viaturas em São Roque do Pico por parte destes navios de passageiros de menor porte).


Cerca das 9h00 da manhã, o barco dos pilotos "Álvaro de Ornelas", o qual está afeto ao porto do Cais do Pico, saiu de novo...


Foi altura de receber o navio porta-contentores "Furnas". Numa altura em que a greve dos estivadores no porto de Lisboa penaliza fortemente os Açores, é de salutar que se verifique que se mantêm as escalas de navios de mercadorias programadas para o porto do Cais do Pico.



Nesta altura, e como pode ser observado, o céu começou a ficar bastante nublado, abatendo-se um forte nevoeiro sobre... a ilha do Faial. Assim, e ao contrário do que aconteceu no passado dia 4 de maio de 2016, muitos voos destinados ao aeroporto da Horta divergiram para a ilha do Pico (incluindo um voo proveniente de Lisboa, o qual ainda esperou no ar cerca de 30 minutos antes de aterrar). Este acontecimento provocou "uma enchente" na placa de estacionamento do aeroporto da ilha montanha, registando-se em simultâneo, por volta das 11h00, quatro aviões estacionados: um Airbus A320 (Lisboa-[Horta]-Lisboa) e três Bombardier Q400 (Ponta Delgada-[Horta]-Flores | Terceira-[Horta]-Terceira | Terceira-Pico-Terceira).



Recorde-se que a previsão de entrada e saída de navios no porto do Cais do Pico, bem como os horários dos navios de passageiros que servem a ilha do Pico de forma regular, podem ser encontrados no separador "Barcos" deste blog. De igual modo, o separador "Aviões" deste blog contém os horários dos aviões que servem a ilha montanha de forma regular.

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!