sábado, 27 de fevereiro de 2016

(Finalmente) Vêm a caminho novos cabeços para o porto do Cais do Pico

O dia de ontem (26 de fevereiro de 2016) foi fértil em notícias relacionadas com o porto do Cais do Pico e com o (hipotético) novo terminal de passageiros de São Roque do Pico. Pela manhã, soube-se que o Governo Regional dos Açores está a estudar a baía de São Roque (junto à igreja matriz) como local onde poderá vir a ser implementado o novo terminal marítimo de passageiros em São Roque do Pico [link]. Durante a tarde, foi conhecido o requerimento, apresentado pelo deputado regional Cláudio Lopes, sobre a operacionalidade do porto do Cais do Pico [link], sendo que ao início da noite foi dado um esclarecimento sobre esta matéria por parte do Governo dos Açores [link].

No requerimento supramencionado encontra-se a seguinte solicitação de esclarecimento ao Governo Regional:
Quando será instalado um novo cabeço no porto de São Roque do Pico, em substituição do cabeço de colapso em novembro de 2014, visando a retoma da normalidade da operação dos navios da Atlânticoline (Mestre Simão e Gilberto Mariano), na rampa ro-ro do porto de São Roque do Pico, interdita há mais de quinze meses?
Antes de passar ao esclarecimento do Governo dos Açores, impõe-se um breve enquadramento da situação atual. No dia 14 de novembro de 2014 aconteceu um trágico acidente no porto do Cais do Pico, vitimando mortalmente uma pessoa devido ao rebentamento de um cabeço de amarração [link para mais informações sobre este acidente]. Desde então que a respetiva rampa ro-ro não funciona em pleno, inviabilizando o embarque/desembarque de viaturas em São Roque do Pico por parte dos navios Mestre Simão e Gilberto Mariano, os quais operam na Linha Verde da Atlânticoline, linha esta que contempla escalas "regulares" nesta vila nortenha da ilha montanha. Neste blog já foi apresentado um resumo da cronologia desta inoperacionalidade [link], incluindo um contador de quanto tempo já passou desde que a rampa ro-ro do porto do Cais do Pico deixou de ser utilizada pelos navios Gilberto Mariano e Mestre Simão, sem que a Portos dos Açores tenha efetuado qualquer obra para reverter esta situação.

O Governo Regional veio então esclarecer o seguinte:
  • A Direção Regional dos Transportes (DRTr) adjudicou à empresa Proman, no dia 14 de setembro, a elaboração de um “Estudo de dimensionamento de cabeços de amarração das estruturas de acostagem dos terminais de passageiros dos portos da Madalena e de São Roque do Pico, da Horta, no Faial, e de Velas, em São Jorge”.
  • A DRTr recebeu o relatório final deste estudo a 18 de dezembro, e remeteu-o imediatamente à Portos dos Açores.
  • No mesmo dia, o referido relatório final foi enviado pela Portos dos Açores ao projetista da ro-ro do porto de São Roque do Pico, para que este se pronunciasse sobre o mesmo.
  • O projetista entregou a sua análise a 15 de fevereiro.
  • Na sequência dessa análise, a Portos dos Açores encomendou os cabeços necessários para a instalação no porto de São Roque, estando prevista a sua entrega dentro de um mês, de acordo com a informação recebida do fornecedor.
  • Após a receção dos mesmos, irá proceder-se à sua instalação, que requer um período de um mês e meio, para permitir a execução e cura (secagem) do betão, por forma a poder ser utilizado.
Resumindo, (finalmente) vêm a caminho novos cabeços para o porto do Cais do Pico, sendo que (fazendo as contas com base nas informações governamentais) estes cabeços só poderão ser utilizados pelas embarcações em meados de maio!

Como pequena reflexão final, foi pena que o estudo encomendado à empresa Proman, no dia 14 de setembro, não tivesse sido pedido logo em junho de 2015, altura em que se conheceu o relatório sobre o acidente mortal no porto do Cais do Pico, efetuado pelo Gabinete de Prevenção e de Investigação de Acidentes Marítimos (GPIAM), onde se concluiu que, para garantir a segurança da operação destes navios, deveria-se colocar um novo cabeço num local mais apropriado [link para este relatório]. Assim, ter-se-ia poupado cerca de 3 meses, ou seja, o porto do Cais do Pico já estaria hoje em pleno funcionamento - quiçá é caso para dizer que para este porto a palavra ro-ro não significa roll on / roll off mas sim ronha / ronha...

Haja saúde!

[A 7 de março de 2016 foi apresentado um novo requerimento pelo deputado regional Cláudio Lopes sobre este mesmo assunto - link]

3 comentários:

  1. I am afraid reading about the endless incompetences of beaurocratic penpushers isn't going to do my Saude much good...
    I am glad that you point them out though, because the local newspapers sure are afraid to say Boo to a mouse...

    These people are the authors of the Madalena terminal disaster, the Idiocy, waste and lack of vision of which has breached new boundaries of stupidity.
    They are the same bunch who are defiling the island by building yet another hugely oversized,costly, stupid and hideously ugly cement monolith on the Lajes hillside, after imposing the equally unimaginative cement barrier on the Lajians and their Tourists trade.
    It comes as absolutely no surprise that they had to comission an expensive study to mount a stupid mooring bollard instead of just calling up any major port management and asking them for the specifications.

    Anybody with half an inkling of any practical abilty could have mounted one inside a week. (You just jackhammer a f...ing great hole in the cement, drill some holes sideways and put lots of steel reinforcements in, mount the bollard on top and pour the cement!)
    I am sure they use a lot of soap to wash their hands though... Irately, username0070

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    1. Thank you for your comment. Now that they have (finally) presented a deadline to replace the mooring bollards, let's wait and see if they manage to fulfill this promise; otherwise, you can be sure that I will point them out!

      Haja saúde!

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  2. Great!
    I wonder if we will ever find out the names of the govt employees who refused to supply the plans for the Canas Sea barrier for publication by the newspapers?
    When I managed to get a glimpse of these "plans" (insert adjectives here!) while some surveying was done, it was claimed that the department for things like this "don't have to show their plans to the public" at all! WTF, who do they think they are?
    I don't believe there will be any public CONSULTATION for the Cais Port project at all! They will just say "this is what you are having" and be damned. And Sao Roque will just be stuck with another completely brainless, inane and architecturally vile scheme like all the other ill-conceived cement monstrosities they are ruining the island with.
    Those things COULD HAVE BEEN fantastic (for the same price), if only the politicians and architects we task for these things had any imagination, vision and humility to serve whatsoever.
    I wouldn't actually trust them to construct a public toilet...

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