quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Pico vai passar a ter mais voos interilhas por semana

Depois de ter sido denunciado neste blog, através de uma carta aberta dirigida ao Secretário Regional do Turismo e Transportes, que as novas obrigações de serviço público para as ligações aéreas interilhas não estavam a ser cumpridas para a ilha do Pico, e apesar de ainda não ter recebido qualquer resposta do Governo Regional, é com enorme satisfação que partilho esta novidade: o aeroporto da ilha do Pico vai passar a contar mais mais dois voos interilhas por semana, mais concretamente às terças e quintas-feiras à tarde, conforme se encontra indicado na tabela seguinte.

Dia da semanaOrigemPartidaDestinoChegadaDuraçãoNº. Voo
Terça e QuintaTerceira17:15Pico17:5000:35SP 626
Terça e QuintaPico18:10Terceira18:4500:35SP 627

Estes novos voos têm o seu início já na próxima semana (a 19 de janeiro), sendo que esta quinta-feira (14 de janeiro) o voo SP 5486 fará uma escala extra no Pico (este voo será Ponta Delgada - Terceira - Pico - Horta, tendo a escala na ilha montanha chegada prevista às 16h30 e partida às 16h55).

Esta é a melhor resposta que poderia ter sido dado à carta aberta, pois agora não só passam a ser cumpridas as obrigações de serviço público (isto é, passa a ser possível fazer a ligação Lisboa - Pico no mesmo dia), como também os passageiros passam a poder usufruir das companhias aéreas low-cost para esta mesma rota em mais estes dois dias da semana. Além disso, e como exemplo de algumas outras vantagens derivadas da existência destes novos voos, aos picarotos passa a ser possível ir e vir num só dia à ilha Terceira ou vice-versa, situação que não se verificava anteriormente.

Recorde-se que no separador "Aviões" deste blog é possível encontrar todos os horários dos aviões que servem regularmente a ilha do Pico.

Por fim, uma pequena nota para o que se passou nos últimos meses com os horários de inverno para o aeroporto da ilha montanha:
  • Em junho de 2015 a SATA divulgou os horários de inverno, nos quais a ilha do Pico ficava pior servida no que respeitava às ligações aéreas com a ilha de São Miguel face ao que tinha sido prática habitual [link];
  • Em agosto de 2015 foi aqui publicado um artigo sobre a importância da rota aérea Ponta Delgada - Pico - Ponta Delgada, onde se comprovava que esta rota era a segunda com mais procura nos Açores [link];
  • Em outubro de 2015 a SATA alterou os horários, melhorando significativamente as ligações aéreas entre a ilha do Pico e a ilha de São Miguel [link];
  • Em janeiro de 2016 foi aqui denunciado, através de uma carta aberta, o incumprimento das obrigações de serviço público para as ligações aéreas interilhas no caso da ilha montanha [link], sendo que no dia seguinte à publicação da carta aberta foram adicionados mais dois voos interilhas que servirão o Pico, de modo a colmatar a lacuna existente.
Em suma, em junho de 2015 a expectativa era a de, no inverno, o aeroporto da ilha do Pico ser servido por 2 ligações semanais com São Miguel, em horários pouco satisfatórios para a maioria das pessoas, e por 7 ligações semanais com a Terceira. Agora, em janeiro de 2016, existem as mesmas 2 ligações semanais com São Miguel mas em horários muito mais convenientes, bem como vão passar a existir 9 ligações semanais com a Terceira, para além de finalmente haver a garantia de ligações Lisboa - Pico e vice-versa todos os dias (inclui ambas as situações de ser no voo direto ou via transbordo em Ponta Delgada / Terceira). Conclusão: vale a pena lutar pelo que achamos justo!

Haja saúde!

Post scriptum: Este artigo foi publicado posteriormente no 'Diário dos Açores', edição n.º 40.879, de 14 de janeiro de 2016, por solicitação do respetivo jornal.

6 comentários:

  1. Thanks Ivo!..I believe your diligent investigation into this matter has definely influenced this turn of events and helped all of us travelling into and out of Pico!..great job!

    ResponderEliminar
  2. Mostras mais uma vez o que vales, satisfazendo as necessidades da nossa ilha em progresso.
    Muito e muito obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Água mole em pedra dura, tanto bate, até que fura... Haja saúde.

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!