quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Descoberta no Pico espécie extinta no século XV

O frango-d’água-do-pico (Rallus montivagorum), uma pequena ave que habitaria principalmente o solo, poderia ser encontrado na ilha do Pico há mais de 500 anos. No entanto, os ratos-pretos e os ratinhos que viajaram nas caravelas e nas naus portuguesas, e que chegaram à ilha montanha, terão provavelmente levado aquela espécie à extinção.

Esta é a conclusão de um artigo publicado agora na revista científica Zootaxa [link para o artigo], no qual uma equipa internacional estudou ossos encontrados nos arquipélagos dos Açores e da Madeira e que permitiram descrever cinco espécies de aves extintas presumivelmente no século XV. Como as diferenças entre estas cinco aves, parentes do frango-d’água atualmente existente em Portugal Continental, se devem às condições climáticas, físicas e alimentares da respetiva ilha onde habitavam, os investigadores sugerem que se Darwin tivesse chegado aos Açores 500 anos antes, talvez pudesse ter usado os parentes dos frangos-d'água para alimentar a sua teoria da evolução e de adaptação aos ambientes onde viviam.

As cinco espécies de aves extintas encontradas são (ilustração das mesmas no final deste post):
  • Rallus montivagorum do Pico é mais pequeno do que o do continente, é gracioso e pouco voador;
  • Rallus carvaoensis de São Miguel é de tamanho bastante pequeno (mais pequeno do que o do Pico), robusto, não voador e de bico algo curvado;
  • Rallus "minutus" de São Jorge é bastante pequeno, relativamente robusto, de pernas curtas e não voador (e cujo nome científico não é definitivo);
  • Rallus lowei da Madeira é uma espécie de corpo muito robusto e não voadora;
  • Rallus adolfocaesaris de Porto Santo é grácil e provavelmente pouco voador.

Esta descoberta mostra como, passo a passo, a paleontologia está a permitir a reconstituição da fauna natural que existia nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

[Fontes, as quais contêm mais informações sobre este assunto: link 1 | link 2 | link 3]

Haja saúde!

Ilustração das cinco novas espécies das ilhas: (da esquerda para a direita) Rallus carvaoensis (São Miguel), Rallus adolfocaesaris (Porto Santo), Rallus montivagorum (Pico), Rallus lowei (Madeira) e Rallus "minutus" (São Jorge).

3 comentários:

  1. É até andarem aos tiros aos bichos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sublinho que o que foi encontrado foram restos de esqueletos, logo não será possível "andar aos tiros aos bichos" pois estes já não existem com vida.

      Eliminar
  2. AHAAH!
    Essa parte não tinha lido. Faz bem em sublinhar. De qualquer modo, o meu comentário, não estará muito longe da realidade.
    Obrigado

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!