domingo, 11 de outubro de 2015

Ilhas do Triângulo em destaque na Agência Espacial Europeia (com vídeo e imagem satélite)

O satélite Sentinel-1, propriedade da Agência Espacial Europeia (vulgarmente conhecida por ESA), captou no dia 16 de março de 2015 uma imagem das três ilhas dos Açores que formam o Triângulo: Pico, São Jorge e Faial.

Esta imagem de radar, a qual se apresenta no fim deste post, foi processada para mostrar o mar em tons de azul e a terra em tons de verde, tendo sido divulgada publicamente na passada sexta-feira, dia 9 de outubro.

Mas a ESA não se limitou a publicar esta magnífica imagem: foi feita uma descrição (em inglês) da história e geografia destas três ilhas, a qual acompanha a imagem, bem como um vídeo explicativo (também em inglês) de toda esta informação, o qual se apresenta abaixo e que foi intitulado "Portuguese Wonders" ("Maravilhas Portuguesas").

Finalmente, não pode deixar de ser aqui referido aquilo que foi destacado pela ESA sobre a ilha do Pico (traduzido a partir da versão original em inglês):
Batizada com o nome da sua imponente montanha, a ilha do Pico é uma das mais belas e subestimadas ilhas dos Açores. A sua história foi moldada pela baleação e pelo vinho. O famoso vinho do Pico e as vinhas classificadas como património mundial pela UNESCO, bem como a construção naval em madeira, são características contemporâneas do Pico.
A caça à baleia deu lugar ao estudo e observação de baleias, golfinhos e outros mamíferos marinhos. Desde que as erupções vulcânicas terminaram há 300 anos atrás, o Pico é considerado como estando adormecido, adicionando mistério à ilha e tornando-se numa atração para os cientistas.

Haja saúde!

© Copernicus Sentinel data (2015)/ESA - link para download da imagem em alta resolução.

3 comentários:

  1. Um pormenor que detetei neste vídeo...ao visualizar o mesmo é assinalado o Monte da Guia como sendo o local do Vulcão dos Capelinhos. Terá sido um lapso? Não se sabe mas que está errado está.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A versão inicial, a que se encontra no canal de YouTube da ESA, realmente tem esse erro. A ESA já o reconheceu e disponibilizou um novo vídeo, o qual ainda não está no YouTube mas já se encontra neste post.

      Haja saúde!

      Eliminar
    2. A ESA já substituiu a versão YouTube do vídeo em questão, o qual está agora disponibilizado neste post porque permite adicionar legendas com tradução automática para várias línguas, incluindo o português.

      Eliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!