quinta-feira, 4 de junho de 2015

Ponto de situação do novo terminal de passageiros do Porto de São Roque do Pico

O Presidente do Governo dos Açores afirmou, durante a visita estatutária do Governo Regional à ilha do Pico, que relativamente ao projeto de construção do novo terminal de passageiros do Porto de São Roque do Pico, "nós não vamos investir cerca de 30 milhões de euros numa estrutura relativamente à qual os testes feitos apontam para que não tenha um comportamento satisfatório" - oiça as palavras de Vasco Cordeiro:


O Presidente do Governo acrescentou que o Governo considera que é necessário um Terminal de Passageiros em São Roque do Pico. Nesse sentido, Vasco Cordeiro assegurou que o Executivo fará o que for necessário para que, com segurança, se alcance uma boa solução para servir os passageiros o melhor possível naquele espaço.

Recorde-se que, na sequência dos ensaios em modelo físico reduzido, constatou-se que a solução em análise não satisfazia as condições mínimas exigidas quanto aos galgamentos, comprometendo a respetiva operacionalidade. Desse estudo resultou uma nova solução que contempla frentes de acostagem equivalentes para os mesmos navios, além de manter as mesmas áreas de terrapleno e áreas de apoio, nomeadamente gare de passageiros e parques de estacionamento, bem todas as valências previstas na primeira solução.

Atualmente, o anteprojeto está concluído e aguarda mais ensaios de manobras na Escola Náutica Infante D. Henrique. Depois da conclusão dos ensaios e caso eles confirmem a operacionalidade da nova solução, poderá, então, avançar-se para os novos ensaios em modelo físico reduzido, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, e concluir o projeto de execução.

Confirmando-se a operacionalidade desta solução, prevê-se que o projeto de execução do novo terminal esteja concluído até final do segundo semestre de 2015, conforme previsto na mais recente versão da Carta Regional de Obras Públicas, de modo a habilitar o lançamento do respetivo procedimento.

Será desta?

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!