domingo, 7 de junho de 2015

E a ilha que mais cresceu em passageiros aéreos depois da entrada das low-cost foi... o Pico!

Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores relativos ao transporte aéreo, a ilha do Pico foi a que mais cresceu no mês de abril em termos de passageiros desembarcados (em percentagem e comparando com o período homólogo de 2014 - ver tabela).


Recorde-se que foi a partir do mês de abril que se iniciaram as novas Obrigações de Serviço Público nas ligações aéreas entre os Açores e o Continente e os Açores e a Madeira, onde passaram a existir rotas liberalizadas (e voos low-cost para a ilha de São Miguel), bem como mais uma ligação semanal entre Lisboa e o Pico (passaram a ser duas).

Os dados estatísticos mostram como em abril de 2015 desembarcaram no aeroporto da ilha do Pico 31,6% mais passageiros do que no mesmo período de 2014, valor este que apenas é comparável com os 30,6% do aeroporto de Ponta Delgada (onde passaram a existir os voos low-cost). Também é de realçar que estes dois aeroportos (no Pico e em São Miguel) foram os únicos que cresceram acima da média dos Açores (18%).

Mas alguns dirão que os dados do mês de abril para o Pico são fortuitos e que têm como justificação não só a nova ligação semanal com Lisboa mas também algum nevoeiro que se fez sentir do outro lado do canal (e que levou a SATA a efetuar o primeiro voo direto no sentido Pico-Lisboa). Ora bem, olhando para os dados de janeiro a abril deste ano, verifica-se que o Pico tem um crescimento de 21,4%, apenas superado pelos 24,9% de São Miguel, e novamente estas duas ilhas são as únicas que cresceram acima da média dos Açores (17,5%). Quiçá seja um sinal de que a SATA tem de aumentar o número de voos para a ilha montanha...

Por fim, é de salutar o facto de todas as ilhas dos Açores apresentarem até agora (de janeiro a abril) um crescimento no número de passageiros desembarcados. Mesmo assim, não deixa de ser curioso que, em termos percentuais, nas ilhas mais próximas dos Açores se verifiquem valores opostos: o Pico é a segunda que mais cresce (mas muito próximo de São Miguel), enquanto o Faial é a ilha onde se registou o menor crescimento...

Haja saúde!
[Ver dados relativos ao mês de maio, onde a ilha do Pico cresceu uns impressionantes 41,4%!]

2 comentários:

  1. Antes de mais parabém pelo trabalho desenvolvido através deste blog que sem dúvida é uma ferramenta importante para mostrar a realidade e potenciar o sentido crítico da população.
    Após a entrada do serviço low-cost comprova-se que existe uma alternativa a voar pela Horta, porque se um passageiro decide voar direto pela gateway da Ilha do Faial seja por contenção de custos seja pela frequência das ligações ou mesmo pelos horários das mesmas serem mais civilizados, agora tem a possibilidade de voar via low-cost até Ponta Delgada e seguir com destino ao Pico com os encaminhamentos gratuitos proporcionados pela SATA, reduzindo assim alguns custos como com o táxi e os bilhete do ferry que facilmente podem perfazer um custo extra de 26,5€.
    Apesar de publicitado tarde e do processo de aquisição das ditas viagens ter de ser feito de forma posterior e não no website onde se comprou o voo de entrada no arquipélago, penso que é uma mais-valia que já se faz notar no crescimento da gateway do Pico em detrimento da gateway da Ilha vizinha que beneficiava até então com os passageiros que na realidade tinham como destino final Ilha do Pico. Apenas tenho a lamentar a falta de visão do governo regional no que toca a ligações diretas Lisboa-Pico-Lisboa o que me faz duvidar quais as prioridades… se a população ou os privados como a ANA que gere o aeroporto do Faial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário e pela excelente descrição do que pensam as entidades que tomam as decisões. O Pico provou que mesmo sem as condições que tanto ambicionamos está a crescer, imagine-se o que seria se as tivéssemos!
      Haja saúde!

      Eliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!