quarta-feira, 10 de junho de 2015

A moda e a SATA

A moda é a tendência de consumo da atualidade e, entre muitas coisas, integra o uso da roupa no dia a dia. Então a moda não tem nada a ver com a SATA... Ou tem?


Na moda apresentam-se as tendências outono / inverno no início do verão, de forma a que as pessoas saibam com que contar. E como todos sabem, às vezes cria-se cada peça de vestuário que causa tanto espanto e aversão que sai logo um "credo!"

Ora na SATA acontece o mesmo: nesta altura do ano começaram a sair os horários das ligações interilhas para o inverno IATA (do último domingo de outubro até ao último domingo de março). E no que respeita à ilha do Pico, é caso para dizer "credo!"

As novas obrigações de serviço público dos serviços aéreos no interior da Região Autónoma dos Açores impõem que no inverno IATA haja por semana:
  • 2 ligações diretas entre o Pico e São Miguel;
  • 7 ligações diretas entre o Pico e a Terceira.
O horário até aqui praticado pela SATA era o de uma ligação diária com a Terceira, sendo as ligações diretas com São Miguel feitas à segunda e à sexta. No entanto, agora a "futura história" será outra - vejam-se os horários previstos na tabela seguinte:

Horas 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª Sáb Dom
08:10
09:00
PDL
PIX
PDL
PIX
09:25
10:00
PIX
TER
PIX
TER
10:40
11:15
TER
PIX

TER
PIX
TER
PIX
11:40
12:15
PIX
TER
PIX
TER
PIX
TER
17:00
17:35
TER
PIX
TER
PIX
17:10
17:45
TER
PIX
TER
PIX
18:00
18:35
PIX
TER
PIX
TER
18:05
18:55
PIX
PDL
PIX
PDL

Legenda dos aeroportos: PIX - Pico | PDL - Ponta Delgada | TER - Terceira

Como se pode observar, as ligação diretas entre o Pico e São Miguel vão passar para as terças e quintas. Isto significa que, por exemplo, quem antigamente saía do Pico à sexta à tarde e regressava na segunda de manhã (fosse a São Miguel ou mesmo a Lisboa) não perdia dias úteis de trabalho, mas agora vai ter de faltar sexta da parte da tarde e segunda da parte da manhã!

Mas as semelhanças entre o mundo da moda e a SATA não se ficam por aqui. Como é bem sabido, há que criar peças de roupa de vários tamanhos para satisfazer todas as necessidades, pois quando a roupa fica pequena arranja-se o número acima... Ou faz-se como a SATA e segue-se a moda do emagrecimento: numa altura em que a ilha montanha é a que regista o maior crescimento percentual em termos de passageiros aéreos desembarcados, ou seja, o Pico "está na moda", seria lógico que o número de ligações aéreas aumentasse; não só isso não acontece (o número de ligações corresponde ao mínimo obrigatório) como ao domingo, por exemplo (dia onde geralmente viajam muitas pessoas), o avião a utilizar será um Bombardier Q200 (que transporta 37 pessoas) ao invés de um Bombardier Q400 (que transporta 80 pessoas). Recorrendo à analogia do tamanho das roupas da moda, é caso para dizer "o Pico precisa de um avião XL mas vem um XS!"

Por falar em aviões, muitas vezes mal alguém aterra na ilha montanha comunica logo aos familiares a seguinte frase: "Já pus o pé no Pico!" Isto faz lembrar o tradicional baile de roda, o Pézinho do Pico, o qual acaba da seguinte forma: "Esta moda do pézinho / Ai do pézinho foi do Pico pr'ó Faial." Será que então esta moda da SATA também foi do Pico para o Faial ou para outras ilhas? Analisemos então as ligações interilhas semanais previstas para o próximo inverno IATA para todas as ilhas dos Açores:
  • Santa Maria - 9 ligações com São Miguel (igual ao mínimo obrigatório);
  • São Miguel e Terceira - 30 ligações entre estas duas ilhas (igual ao mínimo obrigatório; faltam ainda as restantes ligações interilhas);
  • Graciosa - 12 ligações com a Terceira (o mínimo obrigatório são 9);
  • São Jorge - 9 ligações com a Terceira (igual ao mínimo obrigatório);
  • Pico - 2 ligações com São Miguel mais 7 ligações com a Terceira (igual ao mínimo obrigatório);
  • Faial - 8 ligações com São Miguel mais 10 ligações com a Terceira (igual ao mínimo obrigatório; faltam ainda as ligações às Flores);
  • Flores - 4 ligações com a Terceira mais 6 ligações com o Faial (igual ao mínimo obrigatório; faltam ainda as ligações ao Corvo);
  • Corvo - 3 ligações com as Flores (igual ao mínimo obrigatório).
Verifica-se então a moda do mínimo obrigatório em todas as ilhas excepto na Graciosa, isto é, apenas para a ilha branca a SATA aumenta o número de voos e cria uma moda mais graciosa!

Resumindo, para a SATA os horários dos aviões que servem a ilha do Pico estão todos muito certos e ajustados, o que no mundo da moda é tecnicamente classificado como "o rei vai nu!"

Haja saúde!
[Post Scriptum: E a SATA mudou de moda!]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!